Tia Roberta Odontopediatra » Blog Archive » A primeira dentição
2015
A primeira dentição

dente_de_leite-710x400

O tema de hoje é a primeira dentição! O momento tão esperado em que nascem os primeiros dentinhos do seu bebê (por volta dos 6 meses) e se inicia todo um novo ciclo na rotina de ambos, afinal de contas a mamãe passa a ter mais essa responsabilidade, a de acompanhar e cuidar dessas pequenas “jóias” que começam a surgir! Acontece que o processo todo não é fácil. Alguns bebês (que fique bem claro, isso não é uma regra) podem sofrer alguns sintomas como inflamação gengival, irritação, estado febril, salivação aumentada, perda de apetite, diarreia, etc. A coceira na gengiva é também muito comum. Para resolver esse último sintoma, os mordedores são excelentes aliados, especialmente aqueles que possuem função “cooler”, você coloca na geladeira e ele fica friozinho. O bebê adora! Também existem no mercado alguns medicamentos auxiliares para o alívio dos sinais e sintomas da primeira dentição do bebê; o mais utilizado é a Camomilina C, que é à base de extrato de camomila e vitaminas, e normalmente traz resultados bem satisfatórios. Outros sintomas mais difíceis de combater devem ser pacientemente controlados. Caso os sintomas digestivos e de febre persistam, vale a pena consultar o Pediatra para resolvê-los. Mas mamães, lembrem-se: é uma fase e vai passar!

mordedor mam

A cronologia de erupção segue da seguinte forma: inicialmente nascem os incisivos centrais inferiores e depois superiores, ambos por volta dos 07 a 09 meses; depois os incisivos laterais superiores e inferiores, que surgem quase que juntos, por volta dos 10 aos 12 meses; os molares superiores e inferiores erupcionam por volta dos 12 a 16 meses, e depois vem os caninos, por volta dos 16 a 20 meses. Por último, erupcionam os segundos molares, por volta dos 24 a 30 meses, completando 20 dentinhos e fechando o ciclo da primeira dentição. O seu bebê terá esses dentinhos exclusivamente até os 06 a 07 anos, mais ou menos, que é quando começa a erupção dos primeiros molares permanentes e a troca dos dentinhos de leite (dentição mista).

Segue abaixo um esquema da cronologia de erupção dos dentes decíduos. Lembrem-se que é uma estimativa, não existe regra quanto a época certa, desde que não atrase um período de 1 ano em que o dentinho deveria ter nascido!

dentinhos cronologia