Tia Roberta Odontopediatra » Blog Archive » Os benefícios da amamentação do ponto de vista odontológico
9
dezembro
2015
Os benefícios da amamentação do ponto de vista odontológico

amamentação

O estímulo do aleitamento materno é fundamental e imprescindível do ponto vista odontológico, pois não somente afeta osfatores nutricionais e psicológicos, mas também estimula a respiração nasal e o desenvolvimento dos músculos faciais, proporcionando uma harmonia e amadurecimento bucal e tonicidade muscular. A articulação temporomandibular também é altamente desenvolvida. Problemas como respiração bucal, maloclusão (atresia dos maxilares), mordida cruzada, mordida aberta e apinhamento dentário são amenizados quando a amamentação ocorre corretamente, pois a mesma resulta em uma promoção de espaço adequado para a erupção dos dentes.

A criança ao nascer apresenta a mandíbula localizada distalmente em relação à maxila; com a amamentação natural, a mandíbula recebe um posicionamento em que fica anteriorizada, e alguns músculos do grupo mastigatório (temporal, que exerce a movimentação de retrusão, o pterigoideo lateral, que exerce a movimentação de propulsão, e o milo-hióideo, que exerce a função de deglutição) passam a iniciar a sua maturação e reposicionamento. A língua estimula o palato, inibindo uma ação acentuada dos músculos bucinadores, e o músculo orbicular dos lábios promove uma orientação de crescimento e desenvolvimento da região anterior. Como é possível notar, essa movimentação de rebaixamento, anteroposteriorização e elevação mandibular durante o aleitamento materno proporcionam um crescimento ósseo, induzindo a relação maxilo-mandibular a uma posição mesiocêntrica, o que favorece, mais uma vez, o posicionamento adequado dos rodetes gengivais, preparando-os para uma posição ideal no momento de erupção dos dentes decíduos; sendo assim, o ato de amamentar caracteriza-se, do ponto de vista ortodôntico, como uma verdadeira prática preventiva!

bebe-amamentando-1-2

Baseado em todos esses fatores citados acima, podemos dizer que a Odontopediatria trabalha a favor da AMAMENTAÇÃO! E na opinião da Tia Roberta a amamentação prolongada, conforme a recomendação do Ministério da Saúde (até 2 anos ou mais) é um ato extremamente saudável e de amor, e indico a todas as mamães que tiverem o desejo de fazê-lo, desde que claro, sigam as recomendações adequadas quanto à higiene bucal.

ad_ms_aleit_202x266_apoio

Referências bibliográficas: Manual de Odontologia para BebêsLuiz Reynaldo de Figueiredo Walter.







[pulaalegria] (óculos) (triste) (sorrisão verde) (seta) (piscada) (pensativo) (muito triste) (mega feliz) (malvado) (lingua) (interrogação) (idéia) (gargalhada) (feliz) (exclamação) (envergonhado) (doido) (confuso) (como assim) (chocado) (bravo)