Tia Roberta Odontopediatra » Blog Archive » Quando devo começar a escovar os dentes do meu bebê?
31
julho
2015
Quando devo começar a escovar os dentes do meu bebê?

cuidados-com-os-dentes-do-bebê

Essa é uma pergunta “famosa” nos consultórios odontopediátricos. Entende-se, baseado clinicamente e em evidências científicas, que a escovação dental deve começar assim que o primeiro dentinho erupcionar. Antes da fase de erupção, a mamãe pode higienizar com gaze embebida em água filtrada, ou até mesmo usar os produtos apropriados que hoje em dia temos no mercado (como o Rabbit Oral Care, da MAM, e também o Oral Wipes, que são lencinhos umedecidos descartáveis). Após a erupção, a mamãe deve passar a usar a escova dental, e hoje em dia no mercado existem vários tipos de escovas para bebês, de diversas marcas. A marca, contudo, não é o mais importante; o que deve ser observado no momento de escolher uma escova para o seu filho é o tamanho da cabeça dela (que deve ser o menor possível), e a maciez das cerdas – NUNCA utilize escovas com cerdas duras, pois isso pode machucar a boquinha do bebê.

Além disso, a Associação Brasileira de Odontopediatria preconiza o uso do creme dental COM flúor na concentração de 1.100 ppm a partir do momento em que o bebê tem dentes, pois ele já se torna suscetível à doença cárie, e precisa do flúor como prevenção. Para que não haja intoxicação com a ingestão do flúor, a medida preconizada para a quantidade de creme utilizado é o tamanho de 1 grão de arroz cru para crianças que não sabem cuspir, e 1 grão de ervilha para crianças que já sabem. Essas medidas são cientificamente consideradas seguras, portanto mamães e papais, não se preocupem com a fluorose (intoxicação pela ingestão em excesso do flúor)! O seu bebê não correrá esse risco se essas medidas forem seguidas corretamente.

image1

E como fazer para motivar o seu filho a cuidar da saúde bucal? Uma técnica interessante e que funciona para incentivá-lo a gostar de escovar os dentes desde o primeiro momento seria os pais escovarem na frente dele, fazendo disso um grande momento familiar! Isso desperta a curiosidade. Outra técnica também é você deixar a criança segurar um pouco a escova, deixá-la “brincar” de escovar (é MUITO importante que entendam essa diferença: a criança vai BRINCAR, mas a escovação verdadeira é você quem vai fazer nela, com outra escova separada somente para esse uso). Crianças nessa idade não tem maturidade e nem coordenação motora prontas o suficiente para esse tipo de independência, sempre com o seu monitoramento nessa hora, para que ela não tenha risco de se machucar, ok? Brinquedos com tema de higiene bucal são super válidos também (alguém já viu a Baby Alive com tema de escovar os dentinhos?), e desenhos animados (no YouTube tem vários com tema de higiene bucal), enfim, o céu é o limite. Desde que a escovação seja feita respeitando essa fase super importante que é o início da dentição, e seja mantida nos horários adequados (após as principais refeições), fiquem tranquilas que tudo dará super certo com os seus bebês!

boneca_baby_alive_-_hora_de_dormir_-_hasbro_1




gravatar
19/agosto/2015 às 17:33

1

Oi Roberta! Adorei conhecer seu blog! Já estou e seguindo nas redes sociais!
Muito legais essas dicas!
Tenho um menino de 5 anos, ele trocou a dentição da frente com 4 aninhos, e já quebrou 2 dentinhos da frente permanentes esse ano (foram colados), então preciso dar uma super atenção a dentição dele! (pensativo)
Talvez tenha dicas bacanas pra meu menino tb!
Beijos

http://carlajournal.blogspot.com.br/

[Responder]

Gravatar

Tia Roberta Respondeu:

Oi Carla, tudo bem?? Obrigada pelo contato! Que bom que está gostando do blog! Desculpe ter demorado para responder você, estive ausente por uns tempos por motivos profissionais, mas agora estou retornando ao blog =)
beijos carinhosos!
=*

[Responder]




[pulaalegria] (óculos) (triste) (sorrisão verde) (seta) (piscada) (pensativo) (muito triste) (mega feliz) (malvado) (lingua) (interrogação) (idéia) (gargalhada) (feliz) (exclamação) (envergonhado) (doido) (confuso) (como assim) (chocado) (bravo)