Tia Roberta Odontopediatra » Blog Archive » A doença cárie
24
julho
2015
A doença cárie

01carie

Hoje iremos falar um pouquinho sobre um problema de Saúde Pública que invade a casa de várias famílias, independentemente do nível sócio-econômico: a doença cárie (sim, é considerada uma doença!). Ela é causada por um processo que envolve a perda dos sais minerais dentários em resposta aos ataques ácidos diários decorrentes da ingestão de alimentos, especialmente o açúcar. A sua manifestação pode ocorrer a qualquer momento da vida, porém tem a sua prevalência mais comum em crianças e jovens. Ela é a principal causadora de problemas de saúde bucal na infância; os levantamentos epidemiológicos tem mostrado valores impactantes da cárie na sociedade, especialmente em crianças menores de cinco anos na zona rural. A literatura aponta diversos efeitos negativos da doença na primeira infância, afetando o bem-estar, qualidade de vida e interação social. A bactéria principal causadora da cárie é o Streptococus mutans, e este associado ao acúmulo de placa bacteriana e consumo frequente de alimentos ricos em sacarose formam um padrão de desenvolvimento da doença.

O estudo da doença cárie é chamado de Cariologia, e tem como sua base para desenvolvimento a Tríade de Keyes, que possui tem 3 vertentes consideradas fatores primordiais para a sua existência (ou seja, sem eles não têm como existir cárie!): o hospedeiro suscetível, que é basicamente a pessoa com a higiene bucal insuficiente; a microbiota cariogênica, que são as bactérias presentes na placa bacteriana (que é o acúmulo de sujeira formado a partir da falta de higienização); e a dieta contendo carboidrato, em especial a sacarose, que é o “alimento” da bactéria, e é o que vai gerar a desmineralização do dente promovendo as lesões cavitadas. Ainda existe uma quarta vertente em uma versão atualizada dessa tríade que inclui o tempo, pois todo esse processo de formação da cárie é lento e depende do tempo para se iniciar! Portanto, mamães, fiquem atentas à esses fatores! O segredo é prevenir.

triade de keyes

Focando na Odontopediatria, existe uma terminologia diferenciada da doença cárie que acomete exclusivamente crianças na primeira infância, que se chama cárie precoce da infância, e popularmente é conhecida como cárie de mamadeira. Essa nomenclatura específica para a doença cárie se dá para aqueles casos de crianças que têm o hábito de mamar durante a madrugada e adormecem sem fazer a higienização da boca. Elas costumam ser bem agressivas e evoluem rapidamente! A cárie, de uma maneira geral, caracteriza-se pela desmineralização do dente causada por bactérias que se alimentam de restos alimentares encontrados na boca, principalmente os carboidratos fermentáveis – açúcar e amido (portanto doces em geral, bolo, salgadinhos e biscoitos estão na “lista de perigo”).

doces

Inicialmente as lesões aparecem como manchas brancas nas superfícies dos dentes que possuem um maior acúmulo de placa bacteriana. Quando são detectadas, medidas imediatas são tomadas como mudança na dieta, intensificação da higiene bucal, aplicações tópicas de flúor, etc. Por isso que as visitas regulares ao Odontopediatra são tão valiosas, para que o mesmo possa detectar lesões quando ainda estiverem no seu início, sem chegar ao ponto de destruir os dentinhos! Agora, atenção mamães: apesar do nome popular, esse tipo de lesão de cárie não se forma somente com o uso da mamadeira! Crianças que mamam no peito também estão sujeitas, pois o leite materno também pode causar a formação de lesões de cárie, já que é rico em açúcar! Portanto, qual é a melhor maneira de evitar a formação de cárie precoce na infância? Assim que começar a erupção dos dentinhos do seu bebê, inicie imediatamente a higienização com o uso de escovinhas e escove regularmente após as refeições/mamadas com o uso de creme dental COM flúor na concentração a partir de 1.100 ppm, obedecendo as medidas de 1 grão de arroz cru para crianças que não sabem cuspir e 1 grão de ervilha para crianças que cospem. Seguindo essas medidas preventivas, você estará assegurando que o seu filhote não sofra desse mal e estará favorecendo para que ele sempre tenha o seu desenvolvimento com saúde, pois criança para ser saudável precisa ter a boca saudável!







[pulaalegria] (óculos) (triste) (sorrisão verde) (seta) (piscada) (pensativo) (muito triste) (mega feliz) (malvado) (lingua) (interrogação) (idéia) (gargalhada) (feliz) (exclamação) (envergonhado) (doido) (confuso) (como assim) (chocado) (bravo)