Tia Roberta Odontopediatra » Blog Archive » “Você cobra para dar uma olhadinha???”
24
março
2017
“Você cobra para dar uma olhadinha???”

DSC_7549

O meu post hoje vai ser daqueles de desabafo. Me deparei no consultório com uma situação um pouquinho desagradável, daquelas que todos os dentistas passam uma vez ou outra na vida. Não costumo comentar sobre o Lado B da Odontopediatria porque sou completamente realizada com a minha profissão e não gosto de reclamar dela, só que tem alguns aspectos que nos fazem refletir sobre a valorização do dentista na sociedade.

Eu tive há umas semanas atrás uma mãe chateada no telefone, pois ela gostaria de marcar uma primeira consulta e não concordou em ser cobrada por ela. Acabou não agendando. Foi explicado para ela da importância da primeira consulta na Odontopediatria, como é completamente diferenciada e todas as dúvidas gerais (cuidados de higiene bucal, uso de chupeta e mamadeira, diário alimentar, consumo de açúcar, uso do flúor, técnicas de escovação, aleitamento, os tipos de escova, creme e fio dental, etc.) são discutidas nesta consulta, além do exame clínico completo, com exames complementares (como radiografias por exemplo), caso sejam necessários, já inclusos no valor. A minha consulta inicial demora cerca de 1h a 1h e meia. Portanto, sim, é muito importante que eu seja remunerada pelo meu trabalho.

Não me incomodo da pessoa pensar diferente de mim. Acredito na liberdade de opinião de cada um, inclusive na minha própria. Sei que existem profissionais que não cobram pela primeira consulta e tudo bem. Mas é muito importante que as decisões que cada um toma, e as consequências por estas decisões, sejam respeitadas não só pelos colegas, como também pelos pacientes.

O que eu acredito ser universal, independente da consulta ser cobrada ou não, é que dentista não dá olhadinha. Esse termo, que foi inserido no dia-a-dia das pessoas, banaliza todos os anos de faculdade que uma pessoa faz, tirando os anos de pós-graduação, entre especializações, mestrados, doutorados, etc. Ele não só é errado, como incomoda bastante o profissional que trabalha e estuda pelo bem dos seus pacientes e da comunidade. Acredite, incomoda.

O exame clínico é um procedimento complexo, que envolve grande raciocínio e experiência profissional para discernir lesões bucais, identificar a presença ou não de diversas condições que muitas vezes podem passar despercebidas pelo leigo. O exame clínico pode envolver testes de sondagem, térmicos, radiográficos, entre outros. É o procedimento mais importante de um tratamento, pois é o que o define. O profissional precisa ter uma extrema atenção e é responsável sobre o que atesta em um prontuário. O exame clínico nunca é uma olhadinha, nunca deve ser uma olhadinha. Nunca deve ser feito fora do ambiente odontológico (quem nunca foi abordado no supermercado ou em um shopping? Sem falar agora das famosas consultas via whatsapp, que não, não podem ser feitas). O profissional tem total respaldo para definir os seus honorários, desde que não sejam abusivos ou não condizentes com o que seja oferecido pelos mesmos.

Sei que temos um longo caminho ainda a percorrer quando se trata da valorização da Odontologia, mas a sementinha precisa ser plantada para que colhamos bons frutos. Não acredito que a mãe que ficou chateada por causa da consulta cobrada tenha a ciência disso, acredito que esse pensamento seja algo enraizado na sociedade, e a culpa disso é nossa, dos dentistas. Não vejo muitas pessoas reclamando de ter que pagar consulta em consultórios médicos. Bom, espero que as coisas um dia mudem. Tenho conversado com vários colegas sobre o assunto, e a opinião e decisão deles de cobrar a consulta tem sido bem parecida com a minha decisão.

Espero que o  leitor não encare esse texto como uma afronta, e nem os profissionais que discordam de mim. Como eu falei anteriormente, não estou julgando quem pensa diferente. É que só hoje eu precisava desabafar. Normalmente é tranquilo explicar e conversar com as mães sobre esse assunto e a minha rotina é bem pacífica e feliz no consultório. Não tenho muito o que reclamar. Meus pacientes são muito respeitadores e carinhosos comigo. Sou muito grata a eles por isso.

 




gravatar
Ilca Gomes
07/maio/2017 às 08:38

1

Esse post merece aplaaaausos 👏🏾👏🏾👏🏾… exatamente como eu penso!

[Responder]

Gravatar

Tia Roberta Respondeu:

Obrigada queridonaaaaaaa! :)))))

[Responder]




[pulaalegria] (óculos) (triste) (sorrisão verde) (seta) (piscada) (pensativo) (muito triste) (mega feliz) (malvado) (lingua) (interrogação) (idéia) (gargalhada) (feliz) (exclamação) (envergonhado) (doido) (confuso) (como assim) (chocado) (bravo)