Tia Roberta Odontopediatra » Blog Archive » Amamentação: orientações sobre a pega correta e posição
21
janeiro
2016
Amamentação: orientações sobre a pega correta e posição

Oi gente! Amamentação é um dos meus temas favoritos, vocês sabem né? :) Já escrevi várias vezes sobre o assunto e não me canso. Sempre tenho mais conteúdo quando se trata do mais lindo gesto de amor que uma mãe e um bebê podem viver juntos.

Almofada-para-Amamentação-1

O momento inicial da amamentação é crucial para a nova mamãe e para o bebê, pois é esse momento que irá definir a forma de alimentação do recém-nascido; muitas vezes as mamães, por falta de orientação, acabam abandonando o ato de amamentar, devido a algumas tentativas frustradas, perdendo a oportunidade de fornecer ao seu filho o que é melhor para ele, tanto no aspecto nutricional como de desenvolvimento do sistema estomatognático. Não me levem a mal, sei que muitas mulheres não amamentam porque não podem realmente, por diversos fatores (mães soropositivas, produção do leite interrompida por fatores emocionais, etc.). Mas devemos sempre levantar a bandeira para a campanha da amamentação, pois é fato que diversas mulheres não amamentam porque não sabem, porque não foram ensinadas ou estimuladas.

campanhanacionaldeamamentacao2014_volneimorastoni

Campanha do Ministério da Saúde com a cantora Wanessa Camargo, incentivando as mulheres a realizarem a amamentação.

O recém-nascido vem ao mundo com o reflexo de sugar e deglutir, o que ajuda na pega correta dos seios. Indica-se que a mãe, antes de iniciar a amamentação, deve massagear a aréola da mama com movimentos circulares, com o objetivo de deixá-la flexível e fácil para a pega do bebê. A posição do bebê deve ser com a cabeça quase que na vertical, uma medida que ajuda a prevenir otites. visto que no recém-nascido as tubas auditivas são mais horizontalizadas e paralelas, e abrem-se direto na faringe, podendo levar o leite que está sendo deglutido para o seu interior caso a cabeça do bebê esteja em uma posição mais horizontal.

O Ministério da Saúde, que sempre realizou campanhas incríveis a favor da amamentação, preconiza que os pontos-chave para a pega adequada são: posicionar a aréola do seio de forma visível acima da boca do bebê; a boca do bebê deve estar bem aberta; o lábio inferior deve ficar virado para fora; e o queixo deve tocar a mama.

boa-pega

A posição ortostática ou vertical (criança sentada) é uma das adequadas e indicadas para a prática da amamentação natural, sendo citada por diversos autores na literatura. O recém-nascido deve ficar sentado, com as pernas entreabertas. Com a mão em “C”, a mãe deve apoiar o pescoço do bebê, e com a outra mão, oferece a mama. Essa posição é recomendada pois faz o lactente ficar com todo o seu corpo na vertical e então precisa esticar o pescoço para a frente, avançando a mandíbula para realizar a apreensão do mamilo, facilitando inclusive a sua deglutição.

MeuDiaDMãe_Amamentar.2gif

Em casos que a amamentação natural não consiga ser realizada, deve-se fazer uso da mamadeira. O importante neste tipo de amamentação é que a sucção do bico reproduza o máximo que puder as condições do aleitamento natural, para que a criança desenvolva adequadamente as funções de sucção, respiração e musculares. Para que isso seja conseguido, a mamadeira nunca deve ficar solta, apoiada no peito ou na boca do bebê. Deve ser posicionada com a mão em um ângulo de 45 graus em relação ao corpo. O queixo do bebê deve ficar afastado do bico, para que não impeça os movimentos de sucção e nem dificulte a respiração. O bico deve ser curto e com orifício pequeno. O orifício do bico jamais deve ser aumentado para acelerar a entrada do fluxo de líquido na cavidade bucal, pois isso interfere na deglutição e no estímulo do sistema estomatognático, além de poder contribuir para o desenvolvimento de hábitos orais não nutritivos, já que vai alimentar a criança rapidamente e não vai permitir que a mesma satisfaça toda a sua necessidade de sucção, já que ela está na fase oral, como já vimos em um post anterior (clique aqui para reler).

Bom, por hoje é só! Espero que gostem do texto!  :)

Beijos

 







[pulaalegria] (óculos) (triste) (sorrisão verde) (seta) (piscada) (pensativo) (muito triste) (mega feliz) (malvado) (lingua) (interrogação) (idéia) (gargalhada) (feliz) (exclamação) (envergonhado) (doido) (confuso) (como assim) (chocado) (bravo)